Algumas conclusões baseadas, ou não, na minha própria experiência:
1. Dizem que, para o corpo sentir a diferença de altitude, precisa-se de mais de 1.000 metros de diferença. Pois eu sinto qualquer diferença! Quando saio de SP (aproximadamente 750m) e vou para Serra Negra (aproximadamente 1.000m), corro mais lenta e sinto o cansaço. Quando corro na beira do mar, corro mais rápida. E não é pouco não, melhoro uns 10/15 segundos por km!!!
2. O Pilates auxilia na manutenção do equilíbrio muscular e corporal. Trabalha-se ambos os lados com a mesma força e consegue-se trabalhar os dois lados do corpo simultaneamente, aumentando a percepção corporal. Eu recomendo super.
3. Eu não preciso de música para correr, mas ela me distrai e isso é bom para quando o corpo quer parar, as pernas podem continuar e a planilha manda.
4. Quando corro prestando atenção na minha passada, não sinto dores após o treino. E prestar atenção também é treino!!!
O que faz mais diferença pra mim é a temperatura. Me joga no frio que eu vou sempre render melhor, fácil fácil.
ResponderExcluirEstou cada vez menos usando iPod mas estou considerando manter para os longões, exatamente pra distrair um pouco.
Acho que outra coisa importante pra prestar atenção é a postura e a técnica em geral. Tb faz uma diferença no longo prazo.
Sobre o seu calendário: #Vaipracima!!! Bons treinos e sucesso. (e parabéns pela prova nO Porto, corredora internacional!)
Beijo,
Shigueo