quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

O melhor treino

Na quarta passada, dia 3/2 fui no Ibira para um treino de 8k leves.
Chegando lá, como a volta do lago tem 3k, me convenceram a fazer 3 voltas completas e não ficar tentando medir os 8k, já que meu super mega plus garmin 405 está na assistência técnica (e fiquei sabendo que o "mocinho" que faz o conserto foi embora, ou seja... vai demorar mais do que eu gostaria!).
Pedi ao And que marcasse meu tempo, já que iria correr sem relógio nem nada.
Ele foi comigo até a "pista" e disparou o relógio.
Chuviscava fraco quando "larguei" da marquise.
Fui buscando o de sempre: um ritmo confortável.
Seria muita arrogância minha dizer que 9k "agora" para mim é pouca bobagem, mas arriscaria dizer que, depois de correr a São Silvestre, não tenho mais nem resquício do tal muro dos 10k, e os 9k estão nesse conjunto do sem grande esforço.
Não acho 9k fácil, nem uma distância curta, mas prefiro não ficar pensando nisso, senão nunca vou correr a tão sonhada meia maratona, imagina então chegar na maratona que ainda nem sonho em fazer....
Enfim! Achei um ritmo confortável e assim fui os 3 primeiros km, quando encontrei o And no mesmo lugar onde ele havia me deixado.
Tirei o fone do ouvido e "gritei":
Eu: quanto tempo?
Ele: 20:03 minutos! Dá uns 6:43min/k. Era leve!!!!
Eu: Eu sei, estou leve!
E depois disso, já com a comunicação cortada, me dei conta de que não estava leve para os meus padrões de tempo, estava leve para o meu corpo apenas. E isso era bom! Eu estava me sentindo leve correndo a menos de 7min/k, o que não é "normal" para a minha pessoa, ainda mais sabendo que teria que fazer isso 3 vezes seguidas, sem descanso.
Segui contente, sorridente e feliz para mais uma volta, que não foi tão bacana assim, pois senti umas cãibras no abdome (má digestão de quem não está conseguindo acertar o que comer antes do treino), mas que controlei apenas com diminuir um pouco o ritmo e cuidar da dor na minha cabeça. Logo que passou, voltei ao meu ritmo normal e fechei a volta com: 20:07. Ótimo! Lindo!
A terceira volta foi um tanto quanto cansativa e molhada do que as 2 primeiras mas, apesar do And não estar lá na pista para marcar o tempo exato, sei que fiz um teco melhor que as outras duas, apesar de estar sentindo um pouco o joelho (eu senti que estava compensando alguma pisada errada, mas não consegui arrumar durante a corrida e sofri com a dor por 2 dias inteiros).
E foi isso, 9km em pouco menos de 1 hora (eu chutaria dizer que foi em 59min).
Um treino lindo, gostoso, prazeroso e satisfatório. Muito satisfatório.
Só falta acrescentar uma coisa nessa história do meu melhor treino: durante muitos momentos, me esqueci que estava correndo. Me distraí num tanto, que "desliguei" em certos trechos, "acordando" um pouco mais à frente. Foi uma sensação de sair do corpo por instantes, como se correr fosse a coisa mais natural do mundo, e eu pudesse não pensar nem sentir nada.
Concluo que, se estava tão "desligada", é porque estava mais do que confortável, estava fazendo o que realmente gosto e apaixonada pela minha decisão de não parar de correr tão cedo!

3 comentários:

  1. Parabéns pelo treino ! Cuida desse joelho, mulher tem mais problemas. No início eu sentia muita dor no joelho, mas reforçando o quadríceps, tenis certo e aumentando as distâncias devagar, fui me acertando.
    Continua no seu ritmo confortável q vc chega na 1/2 tranquila.
    bjão
    Claudinha

    ResponderExcluir
  2. Boa Re,
    Esse treino vai ficar para história. Em breve estará fazendo 10 km em 1hora. depois 21km em menos de 2 horas e assim vai.
    #dedicação é tudo.
    E compre um relóginho no camelô para quando o garmin faltar. Ajuda bastante e qualquer 10real resolve. hehehe
    Brincadeiras a parte, parabéns e um dia eu consigo chegar no parque no horário do seu treino.
    Beijos
    Colucci
    @antoniocolucci
    http://toticolucci.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Aeee Tucunduva, parabéns pelo belissimo treino to gostando de ver da superação é isso ae.

    Bom carnaval e bons treinos
    Bjs

    JORGE CERQUEIRA
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir