terça-feira, 9 de março de 2010

A melhor corrida

Domingo, 7.mar.2010. Essa é a data da minha melhor corrida até hoje, o Circuito Vênus.
Essa foi a segunda edição que participei.
Não achei tão bacana quanto da primeira vez, mas estava com sede de percursos diferentes e como segunda vez, está de bom tamanho...
Quando me inscrevi estava super animada, era minha primeira inscrição do ano, e inscrições me fazem treinar, treinar e treinar.
Os treinos já não podem parar por conta do mega desafio da meia maratona no segundo semestre, mas quando tenho provas de rua, me preparo com todas as forças, treino bonitinho, comportadinha.
Eis que .... descubro que vou ter um casamento na véspera.
como assim? Socorro! Justo comigo, que gosto de ir dormir cedo, comer bem e descansar na véspera? ai ai ai... vamos lá no casamento e saimos o mais cedo possível. ok!
eis que .... surge o chá de bebê de uma hiper amiga, na tarde da véspera, churrasco, cerveja e bolo, imperdível. Socorro²!!!
Passei a semana da véspera ansiosa.
No dia, acordei relativamente cedo e fui buscar o kit debaixo de um temporal dos diabos. Acabou que não aproveitei nada do day care, peguei o kit e fui encharcada para casa e já fui correndo para o churrasco.
Vou te contar, churrasco à base de água e guaraná é jogo duro.... ainda mais quando o sol começa a dar as caras e o calor a aparecer....
Saí correndo do churrasco para o salão, afinal, mulher que é mulher vai para o salão antes de um casamento, não é mesmo?! Lá fui eu.
Aproveitei o "momento salão" para descansar o máximo que eu podia para a prova do dia seguinte.
Chego no salão e me colocam uma bela taça de prosseco na frente... justo eu que queria tanto relaxar... tomei! #prontofalei
Fiz uma hidratação no cabelo que me rendeu uma massagem MA-RA-VI-LHO-SA no pescoço e nas costas... tudo perfeito!!!!
Saí do salão um teco antes do combinado e fui para casa.
Banho, maquiagem, vestido longo... casamento.
Fui dormir à 1:20, para acordar às 6:50... isso não era bom... vamos que vamos!!!!
Cheguei no talo no Joquey, e a santa da Carla já havia pego meu chip, ufa!
Coloquei o chip e já fomos para a largada. Mal chegamos lá e já começamos a correr. Ótimo para acordar! rss
A correria foi tanta que nào deu tempo nem de prender o cabelo... prendi no começo da corrida.
Comecei devagar, no meu ritmo, sem pensar em nada nem ninguém.
Meu garmin 405 acabou de voltar da assistência técnica e algumas coisas voltaram configuradas diferente... e ele está marcando km a km.... Fui fazendo cada km abaixo de 7min, o que já tinha sido uma descoberta nos dias de treino: eu tenho conseguido correr abaixo dos 7min/k numa boa.
Quando cansava, diminuia um teco o ritmo, quando estava melhor, acelerava um tico.
Ainda no primeiro km eu decidi tomar um gel (GU chocolate - o melhor até agora de sabor - tomei sem água!), para me dar algum gás quando ele faltasse lá na frente e tivesse tempo de fazer efeito.
A corrida é muito cheia nos primeiros 4k, por conta das corredoras de 5k... desvia daqui, corta dali e fui fazendo meu tempo.
Ao atingir o quinto km eu estava bastante cansada. Minha cabeça pensava em desistir minuto pós minuto e eu lutava bravamente contra esses pensamentos.
Pensei algumas vezes em fazer o percurso de 5k e pronto, mas segui adiante firme e forte.
Quando chegou o ponto da segunda volta eu busquei nào pensar muito no fato e entrei na parte do joquey com areia: uma área sem volta, eu teria que finalizar a prova. Foi bem proposital com a minha cabecinha de vento que queria desistir.
Alí eu precisa muito de um gás... o gel fazia efeito, mas eu me sentia cansada. Foi quando começou a tocar "Viva la Vida" do Coldplay. Caramba, que energia me deu... nem sei explicar.
Nesse ponto, começei a ver que estava melhor do que minhas companheiras de corrida, e fui buscando correr num ritmo equilibrado e economizando minhas forças ao máximo.
Quando cheguei ao 9k olhei o relógio e vi que ele marcava 1:00:00. Nao dei tempo ao tempo, comecei a correr.
Tracei um ritmo para o último k inteiro e fui.
Quando vi a placa de 500m achei que ia tropeçar e cair, minhas pernas já não respondiam, mas ainda assim continuei no mesmo ritmo. Ultrapassei muita gente. E quem me ultrapassava logo caminhava - de novo e isso só me deixava mais forte!!!
Busquei forças dentro da minha alma e passei a linha de chegada cravando 1h06m52s. Quase 4 minutos mais rápido que minha corrida de dezembro, a Adidas verão.
Fiquei tão feliz, que não cabia dentro de mim.
Eu queria gritar mas não tinha energia para isso...
Passei o dia lembrando da minha coragem em fazer meu último k mais rápido do que todos os outros, mesmo cansada como eu estava.
Só para constar, o 8k eu fiz em 6:59... foi meu pior k, eu já estava "nas últimas".

5 comentários:

  1. Adorei o seu post! Parece que estava vendo você na minha frente!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Rê, parabéns. É tão bom ultrapassar limites, né?
    Um beijo grande

    Ainá

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo recorde pessoal!

    Às vezes, a gente programa tudo e não sai uma corrida boa. Outras, vem tudo meio complicado mas dá certo.

    É isso aí. Agora que vc sabe que se conseguir "enganar" o corpo e seguir com mais força qdo ele pede pra vc parar, não tenha dúvidas que a meia vai estar no papo! Só não vai se empanturrar de alfajor na véspera! kkkkk

    Beijos (e abraço pro digníssimo! rs),
    Shigueo

    ResponderExcluir
  4. Queridona,
    Não tem nada melhor do que ultrapassar barreiras, superar limites, ver o resultado do esforço que fazemos para correr, mais e melhor.
    Fico feliz que sua melhor corrida tenha sido numa prova em que participei. E espero estarmos juntas em muitas outras conquistas, como a Meia em Julho!
    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do post!!

    Beijo, R

    ResponderExcluir