quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Sobre o gel de suplemento

Eu sempre fui um pouco contra esses sachês de gel de suplemento.
Achava exagerado o "povo" tomando antes de uma corrida de 10k, muitas vezes, pessoas que fariam a corrida em menos de 40/50 minutos.
Nunca vi necessidade para tanto, mas respeitava quem tomasse (ninguém no meu círculo de contato).
Mas aí veio a São Silvestre, e o papo mudou da água para o vinho, do dia para a noite!!!! Explico....
Após 30 minutos de exercício, é recomendado o uso do gel de suplemento para reposição de sais minerais e hidratação.
Dependendo do clima e do estado físico do atleta no dia da prova/treino, o uso pode auxiliar, e muito, o resultado na corrida.
Muito bem, voltemos à São Silvestre!!!
Minha programação era fazer em umas 2 horas... o dobro do que já havia corrido direto NA VIDA.
Em todas as provas de 10k que eu fiz, por volta de 1 hora e pouco, nunca precisei de um sachê de gel, ou melhor, nunca achei que precisei. Mas, para correr 2 horas, era certeza que alguma reposição além de água eu iria precisar.
Como eu nunca tinha provado um antes, achei mais prudente não provar um na hora da SS, muito arriscado, tem gente que passa mal, enjoa, vai saber.
A Carla, minha amiga que já havia corrido duas vezes me deu a dica: "leva alguma coisa de rápida absorção por que faz muita diferença, é muito tempo correndo, eu sempre levo uma balinha de leite, um torrone, uma paçoca..."
Passei na Kopenhagen e comprei balas de leite, que AMO. Coloquei umas tantas no bolso e fui para a prova.
Estava calor, eu não conseguia beber água direito, e na hora que coloquei a bala na boca, lá pelo 9ºk, me deu muito mais cede do que eu já estava sentindo, e não consegui ficar com a bala na boca por mais de 3 minutos (chupar a pobre então, nem pensar!!!).
#fato: preciso começar a provar os tais sachês para esses momentos, ainda mais se o objetivo é correr uma meia maratona em 2010.
#decisão: provar um de cada marca e sabor em todos os longos do ano!!! rsss
Logo na primeira semana de treino veio um longo de 1 hora. Passei num trailer que tem logo na saída da USP e comprei uns 4 sortidos.
Comecei pelo que eu tinha gostado mais da descrição num site de géis e suplementos:
GLICOGEL (só tinha sabor banana com açaí): péssimo!!! Muito doce, melado mesmo. Fiquei com muita azia logo depois que tomei (e na sequencia tomei uma tantada de água), e não sei dizer se melhorou ou piorou depois de tomá-lo, mas consegui terminar meu treino numa boa, o que não era um absurdo, nem poderia-se dizer que era por conta do sachê doido.
Conclusão: REPROVADO
Semana passada, outro longo, de 11k...
CARB UP - sabor uva: bem bacana, não muito doce, mais líquido que o outro, precisei de menos água (é sempre recomendado tomar com um pouco d'água para melhor absorção) do que da outra vez, o que não pesou tanto o estômago, mas achei que me deu um "gás" maior para finalizar o treino (eu estava cansada, mas não tãooo cansada), e nada de azia. Conclusão: APROVADO
Hoje (se a chuva ajudar) tenho um longo de 8km abaixo de 160bpm, o que deve dar por volta de 1h, vou ver se provo o GU, só não sei se de frutas vermelhas ou de chocolate...
Ó dúvida cruel!!!! rssss

8 comentários:

  1. vai no de frutas vermelhas...
    combina mais com corrida...
    chocolate é pra comer com calma, corrida e chocolate não combina muito...
    eu acho... sei lá...
    depois vc conta!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga ... prove o GU sem sabor na DECATHLON é onde tem e pelo menor preço... eu aprovei... em provas longas usar aqueles sabores EXOTICOS são causa problemas ... NAUSEAS e perca de ritmo....

    Abraços e Sucesso !!!

    ResponderExcluir


  3. Eu costumo usar o CarbUp sabor banana, compro no Submarino por R$10,90 com 10un. Fácil absorção e sem azia...

    @nunesvinicius

    ResponderExcluir
  4. Rê, eu também não gostava até minha última corrida Circuito do Sol. Tomei com 5k e acho que não fui muito feliz, podia ter tomado com 3 ou 4k para o efeito ficar mais eficaz. Quando estava com 8,5 k pra 9 k percebi minhas forças voltando aos poucos. Eu acho que o correto era não deixar a peteca cair e sim continuar no mesmo ritmo. Faremos novos testes em outras corridas... Abraço Guto

    ResponderExcluir
  5. Eu experimentei pela primeira vez na prova do Circuito do Sol - SP (10K).
    Por volta do Km 7 tava arriando. Abri o danado e tomei... lá pelo Km 9 senti a coisa engrenar.
    O meu foi o GU - Chocolate
    Achei pastoso, só desse com água...

    ResponderExcluir
  6. Olá...

    Achei seu blog através do blog so Jorge...Adorei...Também tenho um blog de corridas.. o JUST RUN! Se quiser dá uma passadinha por lá.. será muito bem vinda.

    Sobre o gel..nunca fui muito adepta a essas coisinhas...muito embora sempre me diziam.. abra um saquinho desses no k10 e correrá por mais 10k como se tivesse começado agora. Este ano na São Silvestre resolvi fazer isso mesmo. No k9, abri um gel sabor tangerina...Não é que deu certo? Menos de 5 minutos depois, parece que todo o cansaço tinha ido embora e que a corrida tinha acabado de começar. Achei engraçado, que a ssim que abri o gel, estava passando ao lado de dois guardas civis que faziam a segurança do local. Quando um deles me viu abrindo o saquinho disse pro outro: Vixe, essa pifou...kkkkkkkkkkkkkkk....

    bjs e ótimos treinos

    www.lucy-justrun.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Vamos ficar aqui no aguardo dos comentários finais sobre o GU. Vai experimentar mais algum?

    Eu comprei um monte por aqui. Achei tudo mais ou menos a mesma coisa: Doce/melado. Nenhuma me deu zique-zira, entonces vou comprar o mais baratinho! rs (obviamente por aqui não chega esses sabores exóticos como açaí com banana por exemplo)

    O negócio é fazer que nem o Dean Karnazes. Leva o celular e um cartão de crédito e no meio do caminho manda entregar uma pizza! rs

    Bons treinos,
    Shigueo

    ResponderExcluir
  8. Achei seu blog procurando posts sobre Gel.

    Achei muito interessante sua analise e o seu blog e pretendo usar algumas dicas!

    Já estou te seguindo!!!

    abs

    Leonardo Nista
    www.corroporcorrer.com.br
    @leonista

    ResponderExcluir