sábado, 12 de dezembro de 2009

Longão para a São Silvestre

Chegou o grande dia!
A semana foi punk, ontem à noite teve Happy Hour do pessoal da Fitotraining (corredor também relaxa e bebe... às vezes!!!) sem álcool para mim, estou bem cansada, dormi razoavelmente pouco, mas vam'bora para os 11k planos, maior distância que vou correr antes da São Silvestre....
O dia começou confuso: comecei a me arrumar antes que ficasse muito tarde, decidida a ir de moto para a USP já que fazia um sol gostoso lá fora.
Mas, como nem tudo são flores, minha motoca não pegou e tive que chamar assistência técnica para dar uma carga na bateria (quem manda chover tanto, dá nisso... a bichinha fica em casa, sozinha, parada, e quando eu mais preciso, ela não pega).
Nisso, atrasei meus planos em, pelo menos, 1 hora.
Ao sair de casa, encontro um amigo e ofereço carona... lá se foram mais uns 20 minutos.
Começo meu treino pouco depois do meio dia, animada.
Traço uma estratégia: decido começar no ritmo que der, bem tranquila, e no decorrer do treino acertar a passada para terminar os 11k com fôlego e com a idéia de fazer metade do treino indo e metade voltando.
O começo foi duro, minhas panturrilhas estavam cansadas, duras. Pareciam pesadas. Minhas passadas estão bem, e com o passar dos metros, vou soltando toda a perna até achar um ritmo confortável: 7min/km.
Entro pela avenida que vai da Raia ao IPT e olho no relógio pela primeira vez. Vejo 9,57k e não acredito!!!! Mudo para o tempo: passam dos 10 minutos. Não consigo entender.... se rodei menos de 1/2k, como já corro há mais de 10 minutos? Putz, vai ver deu algum xabu na contagem dos km... caramba, que azar!!!
Continuo correndo pensando em quanto já devia ter corrido até alí, começo a fazer umas contas malucas, e só faço caminhos que poderia refazer com a moto depois, para poder contar direitinho a km. Um tanto mais para frente me dou conta... "claro que marcava 9,57... eu comecei no 11k!!!! Tonta... "
Começo a sentir muita sede, o sol pegando na cabeça de vez em quando (tinham algumas nuvens que evitavam o calor insuportável). Vejo uma corredora do Marcos Paulo dando água para seus 2 labradores (lindos, sonho de consumo, um dia o meu irá correr ao meu lado também) numa árvore e fico imaginando onde ela arranjou aquele santo copinho...
Com receio de encarar uma subida muito forte e me cansar antes da hora, faço o retorno faltando 6,5km (pouco mais do que a metade), com o intuito de seguir em frente quando chegasse à altura de onde parei a moto, e voltar até completar a distância.
Volto pensando na água da moça, nos copinhos e na caixa da Lindóia que tinha perto de uma árvore na altura onde ela estava. Começo a me sentir muito cansada, e sonhando com a água.
Ninguém vendendo água no caminho todo!!!!
Já com as esperanças de encontrar a tal árvore e a tal caixa lá no chapéu, encontro a tal caixa.
Paro a contagem de tempo do relógio para apreciar a caixa e encontro 3 copinhos. Pego um e volto a correr, feliz.
Um pouco na mão, um pouco na nuca, um pouco na boca, outro pouco na mão, outro pouco na boca, mais um golinho, mas uma refrescada... e acabou-se o copo!!! Hummm, delícia! Me sinto ótima. Por 5 minutos!
Volto a sentir sede e o cansaço aumenta progressivamente. Faltam 5k e eu estou quase desistindo.
Repito a mim mesma: hoje é só um treino, você consegue, não precisa parar, dá para chegar ao final.
Dou uma volta à mais na praça na frente do IPT (cavalinhos), desço em direção à raia. Ainda faltam 4k e sei que, ao entrar na raia, faltará muito pouco para minha moto. Decido voltar para a praça do cavalo e fazer mais uma volta.
Entro na avenida da raia muito cansada, com as pernas pesadas.
Só consigo pensar em algo para beber... água de côco (só podia estar passando mal, nem de água de côco eu gosto...)!!!
Olho o relógio e ele marca: 3,4k. Continuo correr pela avenida, ainda tem "chão" até minha moto mas, pelas minhas contas, devo passar a moto mais ou menos 1k e voltar.
O relógio bate 2k e penso: "caramba, queria chegar nos 10k, mas acho que nem isso eu consigo...". Decido correr apenas até minha moto (ao lado da barraca de côco gelado)!!!!
Quando vejo a moto, uns 100m antes paro de correr, muito, muito, muito cansada.
Ando até a barraca, tomo um ar, pego o $ no bolso, peço uma água de côco beeeeem gelada. Pago e vou andando até a moto, sento no meio fio e me delicio com aquele líquido transparente que eu tanto detesto.
Quebrei no treino!
Fiquei chateada. Segundo o And, corri o máximo que deu desidratada.
Liguei para meu pai e pedi para ele separar meu cinto que cabe uma garrafinha.... quebrar por desidratação, nunca mais!!!!

Um comentário:

  1. Uma pena vc não ter vindo à Pampulha com os outros #twittersrun, mas não faltará oportunidade. Infelizmente tb não estarei na #SS mas desejo a vc uma ótima prova e sem exageros durante a corrida. Na hora das dificuldades, lembre-se estamos ao seu lado, mesmo que virtualmente!! Amigos correm com amigos, lembre-se sempre disso!!
    Boa sorte do colega Twitero
    Corre Guto

    ResponderExcluir