terça-feira, 20 de outubro de 2009

Notícias do Cardiologista e treino no Ibira com chuva!

Como eu prometi, vamos às atualizações médicas!!!
Ontem fui ao Dr. Raffael Fraga (indico!), cardiologista e também corredor e fiquei bastante esperançosa com o andamento da consulta.
Confesso que cheguei bastante ansiosa, pois havia tido uma prévia com a Lara (treinadora) e achava que "era meu fim" de conseguir bater recorde de tempo (luto por isso há algum tempo mas sempre tem algo atrapalhando, paro de treinar, perco todo o condicionamento físico, blablabla, vocês podem ler tudo nos posts abaixo).
Bom, resumindo, ele me disse o seguinte:
*durante os "longões" não devo exceder 160 BPM, o que significa ter que andar caso os batimentos subam muito (esclareço: meus longões são aqueles treinos acima de 3 ou 4k, já que o máximo que corro são 10k, AINDA!)
*durante os tiros, DEVO exceder 175 BPM
*treinar TODOS os treinos da planilha até o fim do ano
*refazer o teste ergoespirométrico daqui a uns 5 meses
Segundo ele, com o tempo, aumentarei a velocidade e meus batimentos continuaram baixos. Hoje isso parece uma tortura, pois tenho que correr num ritmo quase andando para não deixar subir os batimentos, mas é isso por um tempo (espero que curto) e com os treinos irei aumentando gradativamente a velocidade.
Ele acha (notícia ótima) que daqui um tempo estarei fazendo os meus 10k em uns 54/55 minutos (iupiiii, minha meta!!!), o que me deixou bastante esperançosa. E gostaria muito de, no começo do ano, me passar ele mesmo uma planilha de treino base para fortalecimento cardio-respiratório e assim ter maior condicionamento em menos tempo (mais ou menos isso que eu entendi).
Fiquei contentíssima! Veremos!
E hoje, acordei bem cedo para ir treinar. Feliz por poder ficar 2 horas tranquilas no parque. Deixei as coisas no ponto de encontro da Fitotraining e parti rumo ao meu "longão" de 8k à ritmo de tartaruga, com a responsabilidade de descobrir se meus BPM reais são iguais aos do frequencímetro (já aconteceu isso com alguém???), uma vez que não parecem condizer com a realidade, e manter meros 155 BPM por 8k... fácil? NADA!!! Difícil!!!!
Mas foi a corrida "longa" mais confortável que fiz após anos de treinos!
Acabei parando um pouco antes de terminar (7,4k) por conta da chuva, e da Camila, que já estava pronta para ir embora uma vez que só tinha eu treinando debaixo daquele temporal que caiu na quinta cedo (eu tinha que terminar a volta, pelo menos, SEM ultrapassar os BPM, né?!).
Foi beeeem tranquilo o treino! Adorei! Fiquei triste por não conseguir fazer exercícios educativos, dos quais tenho fugido há alguns treinos, mas paciência, não ia ter como mesmo!

3 comentários:

  1. Show de post ... bacana de mais seu blog !!!

    Parabéns e Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Aeee Renatinha, to gostando de ver, corredora consciente, se todos procurassem um médico antes seria bom demais, parabéns pelo treino. Quanto a ansiedade digo uma coisa tenha paciência que com certeza vc conseguirá tudo.

    Bom final de semana e bons treinos

    Jorge Cerqueira
    Ultramaratonista
    www.jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Rê! Bem legal seu Blog, vou aparecer sempre por aqui!

    Sabe q tb to na luta com meus batimentos! Treino LE (60-65%) pra mim é andar. Por eqnto, espero eu!
    Meus batimentos sobem q é uma loucura!!!

    Bons treinos, boa sorte com seus bpm!!!

    Bjs

    ResponderExcluir