quarta-feira, 12 de agosto de 2009

A importância do monitor cardíaco

A função do monitor cardíaco é medir e controlar a Frequência Cardíaca (FC) durante o exercício, auxiliando o usuário na percepção da intensidade do treinamento, oferecendo portanto uma avaliação precisa do esforço físico.
A maior parte das planilhas de treinamento pedem para o aluno se manter em determinado tempo dentro de determinada faixa/zona de desporto, essa zona de desporto é definida em porcentagem (%) da Frequência Cardíaca Máxima (FCM), daí surge a importância de se ter um monitor cardíaco, pois o mesmo passa a ser a principal ferramenta de treinamento.
Mas como posso medir minha FCM?
Bom, alguns monitores possuem testes, outras pessoas fazem a fórmula básica (FCM = 220 – Idade da pessoa) mas a melhor forma mesmo de mensurar a FCM é realizando um teste ergométrico (mais prático) ou um ergoespirométrico (mais preciso) em algum laboratório especializado.Qual monitor escolher?
A tecnologia a cada dia vem aprimorando recursos mil para atender e dar praticidade ao atleta e aluno durante as atividades físicas.
Existem Monitores de Frequência Cardíaca com diversas funções para atender o usuário de acordo com sua modalidade praticada.
Os mais famosos são o Polar e o Garmin, existe desde o modelo mais simples que apenas mensura a FC até o modelo mais complexo, que permite que o usuário use GPS ou sensor inercial (para medir distância, velocidade etc) e passe os dados do treino para algum software.
O melhor é aquele que atenda a sua demanda, se você não se interessa por tecnologia, examinar dados e deseja apenas controlar o treinamento mesmo, fique com os modelos mais simples.

Um comentário:

  1. Renata bom dia, muito boa essa matéria do monitor cardíaco...Bom a 2 anos atrás eu estava pesquisando o preço no mercado de um monitor cardíaco, daí numa corrida da Adidas aqui no Rio, a revista 02 estava com uma promoção muito boa, assinando a revista levava de graça o Oregon Scientific S2 232 e acabei assinando a Revista daí eu coloqeui a faixa no peito e no relógio tem a função de quando estava abaixo ou acima da frequencia cardiaca ele vibrar e também aparecesse uma seta para cima ou para baixo, daí quando saia da frenquencia eu diminuia ou aumentava, dai observei o seguinte que mesmo correndo dentro da minha faixa o relógio vibrava fiz isso uma duas vezes no treino e acontecia a mesma coisa e também para falar a verdade eu não me adaptei com a faixa no peito e optei por não usala mais a faixa, se alguém mais ler isso que estou escrevendo aqui eu digo para não seguir o que eu fiz, treinem dentro de suas frequencias cardiacas, pois digo que eu sou exceção...rss...Além dos problemas citados acimas tive outros com o próprio relógios e dessa ultima vez que parou a assistencia me cobrou um preço exorbitante para consertalo e dai optei por deixar ele sem consertar pq reparei que não valesse consertar já que no mercado eu poderia adquirir outros com o preço bem menos. Após esses problemas acontecido comigo relatei tudo isso no meu blog e vários amigos corredores e inclusive atletas de elite me disseram que os frequencimetos da Oregon não vale nada...Bom é isso ae amiga.
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    http://jmaratona.blogspot.com

    ResponderExcluir